quarta-feira, 17 de setembro de 2008

A Microsoft no Nordeste

No encontro da SUCESU-PE, realizado ontem a noite no Spettus, o diretor de operações da Microsoft para pequenas e médias empresas, Cleber Voelzke, palestrou sobre as mudanças estratégicas da gigante norte-americana. Dois pontos chamaram a atenção:
  • A formação de mão-de-obra, através do programa Students To Business, que engloba a capacitação de jovens do ensino médio no uso de tecnologia Microsoft.

  • O foco dado na relação com os parceiros regionais, através do qual a empresa reorienta seu modelo de negócios para o suporte aos desenvolvedores locais, enfatizando competências relacionais, motivacionais e comunicacionais dos atores envolvidos. Resumindo: gestão de pessoas.
Os dois pontos se articulam em uma única nova política para o Nordeste, região onde a Microsoft pretende continuar uma ação de investimentos crescentes: a equipe do escritório local, no Porto, passou de 3 para 15 membros em pouco mais de 3 anos.

A idéia é basicamente formar mão-de-obra barata - uma das principais vantagens competitivas de Pernambuco - para o desenvolvimento, e caprichar na gestão do network.

Nenhum comentário: