segunda-feira, 11 de junho de 2007

A globalização da criatividade

"Os brasileiros têm um talento incrível mas ninguém faz campanhas mundiais a partir do Brasil". Assim falou Fernanda Romano, diretora de criação da Lowe Nova York. Como ela, diversos outros profissionais da publicidade formados no Brasil estão trabalhando em grandes agências fora do país. Deu na Folha de São Paulo de ontem, domingo. A reportagem fala também de um monte de outros brasileiros pela Europa. Legal. Sim, o brasileiro é criativo e aqui temos uma boa publicidade mas... e aí? Aí que para sair, além do talento, é preciso ter um perfil empreendedor, saber trabalhar com pessoas, dominar uma língua estrangeira, ter uma ótima rede de relacionamentos e ter estudado direitinho e em uma boa escola. Ter tido uma experiência prévia fora do país também conta. Além disso, o envolvimento da pessoa com a profissão é percebido desde a época da faculdade. Tem os querem, tem os que dizem que querem e tem os que correm atrás. Tem também os que nem sabem que querem mas caminham, sem saber, para uma carreira internacional. Enfim, parece que a globalização da criatividade tem sido boa para os publicitários brasileiros.

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