quinta-feira, 10 de maio de 2007

É o que há

Mídia gerada pelo consumidor é um fenômeno típico da web 2.0. Basicamente consiste no buzz, ou seja, o zum zum zum gerado em blogs, fotologs, listas, orkuts, etc, em torno de uma marca, produto ou serviço. De altíssima credibilidade, essa coisa vem subvertendo cada vez mais velhos conceitos da comunicação de massa, em particular a idéia de que emissores e receptores ainda estão separados na midiasfera por restrições de custo, de formação e de cultura. Primeiro porque é barato. Depois porque é fácil, não precisa fazer curso para ser emissor na internet. Em terceiro lugar porque ninguém ainda nos conveceu de que é preciso ser especialista em sei-lá-o-que para falar na internet. Enfim, mídia gerada pelo consumidor é um novo campo de observação e intervenção para publicitários (de carteirinha ou não). É também uma oportunidade para os web designers (ferramenteiros ou não), que podem, por exemplo, desenvolver sistemas de monitoramento. Mídia gerada pelo consumidor é o que há. Confira em http://www.e_life.blogger.com.br/2006_05_01_archive.html

Nenhum comentário: